Espanhol - 6º Ano


Programa de estudos de espanhol

Espanhol: 6º ano - Entrevista com pessoas de língua espanhola
Bloco de Conteúdo
Língua oral
Língua Estrangeira
Introdução
Este é o primeiro de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II
Objetivos
Conhecer a cultura dos países de língua espanhola por meio de entrevistas;
Planejar e elaborar entrevistas levando em consideração os interesses e as características do gênero;
Aprender a ler entrevistas tendo em vista um propósito social definido – conhecer para entrevistar;
Construir repertório vocabular relativo a contextos escolhidos para pesquisa;
Falar espanhol buscando garantir a entonação da língua.

Conteúdos
Comportamentos escritores – planejar a escrita e revisar;
Ler para entrevistar;
Vocabulário relativo à cultura;
Estrutura de perguntas.

Ano
6º ano

Tempo estimado
Um semestre
Material necessário
Entrevistas (no mínimo 04)
Mapa da América Latina
Se possível, acesso a computador

Desenvolvimento

1ª etapa - Investigando os interesses do grupo
Informe à classe que, neste semestre, eles irão realizar entrevistas em espanhol com pessoas que vivem em outros países da América Latina e/ ou Espanha e México, que serão postadas no site da escola. Explique aos alunos que o objetivo da atividade é conhecer a cultura de outros países e divulgá-la aos colegas da escola. Com isso, a turma poderá ampliar ou desenvolver o contato com a língua espanhola.

Para começar a atividade, proponha que os alunos façam um levantamento de temas e países que lhes interessem e sobre os quais gostariam de ampliar seus conhecimentos. Podem falar sobre aspectos culturais, música, esporte, atualidades etc. Conforme a turma elencar suas preferências, faça uma lista no quadro e eleja com eles os temas e possíveis entrevistados.

2ª etapa - Situando o contexto geográfico
Após a definição dos temas e possíveis entrevistados, recorra a um mapa mundi e peça que os alunos observem os diversos países da América Latina, o México e a Espanha e situem seus entrevistados neles. Aproveite para contextualizar a atividade, mostrando à classe que, em quase todos os países da América Latina, a população fala espanhol, ainda que haja várias diferenças no sotaque, entonação da fala e vocabulário. Aclare ainda que na Espanha fala-se espanhol, catalão e basco e diversos dialetos e na América Latina castelhano.

3ª etapa - Aproximando-se dos gêneros
Como o produto final deste projeto é uma entrevista, apresente aos alunos algumas referências desse gênero textual. Divida a turma em grupos e distribua a eles entrevistas publicadas em sites ou revistas de língua espanhola (veja sugestões ao final deste plano). Opte por textos sobre pessoas conhecidas da turma – cantores, atores, jogadores de futebol – para facilitar a compreensão, já que os alunos são leitores iniciantes da língua espanhola.

Promova situações de análise da estrutura textual das entrevistas. Ajude os estudantes a observar que este gênero se organiza de perguntas e respostas que podem ser mais curtas e superficiais ou mais longas e profundas, dependendo do propósito comunicativo. Faça junto com a turma uma lista de características observadas por meio da análise e solicite que anotem nos seus cadernos para futura consulta no momento da produção.

4ª etapa - Pesquisando para entrevistar
Recorra à lista de possíveis entrevistados e temas feita anteriormente e eleja um junto com o grupo. Os critérios usados para a escolha podem variar: maior interesse da turma em tema específico (esporte, música, arte); proximidade dos alunos com algum dos entrevistados, conhecimento de blogs, twiter ou msn dessas pessoas, disponibilidade delas para a entrevista etc.

Escolhido o tema, peça que a turma faça um levantamento de materiais de leitura sobre o entrevistado e o tema em questão na internet e biblioteca da escola. Leiam juntos com eles esse material, destacando as informações que podem ajudá-los a elaborar questionamentos. Para facilitar, leve textos, links para blogs, sites ou twitter sobre o entrevistado e o tema escolhidos e leia junto com o grupo, ampliando o repertório de informações que veem organizando.

5ª etapa - Preparando entrevistas
Organize-os nos grupos iniciais e proponha que façam uma primeira lista de possíveis perguntas, a partir das leituras feitas nas aulas anteriores. Essa lista deve ser na língua materna, tendo em vista favorecer que perguntem o que realmente se interessam em saber. A escrita na língua espanhola dificultaria e poderia levá-los a escrever poucos questionamentos.

Ofereça ao grupo palavras que estão relacionadas com a temática que estão pesquisando e ainda questionamentos escritos em espanhol para que conheçam a estrutura das frases interrogativas nesta língua. Por exemplo: dados pessoais (nombre, apellido, sobrenombre, dirección, calle, escuela), profesiones, parentesco (madre, padre, hermanos), tratamento formal e informal (tú/usted), gustos e preferencias (te gusta/le gusta). Ainda organizados em grupos, proponha que passem as perguntas para a língua espanhola.

Solicite que cada grupo socialize as suas perguntas e então façam uma lista geral com os questionamentos principais. Proponha que anotem nos cadernos para retomar na hora da entrevista

6ª etapa - Entrevistando
A entrevista pode acontecer ao vivo – por meio de skype, mesenger-msn ou twiter – ou por email. Para isso, o primeiro passo é constatar o entrevistado. Explique à turma que eles devem elaborar um convite – colocando as perguntas ou temáticas que gostariam de abordar – e enviar a ele. É interessante que o professor ou coordenador entre em contato previamente com o entrevistado e explique qual a demanda dos alunos.

Agendada a entrevista, explique à turma como proceder. Diga a eles que a melhor opção para uma boa entrevista é se guiar pelas perguntas elaboradas, e, caso surjam outros questionamentos, fazê-los ao longo da conversa. Acompanhe a entrevista com a turma e filme-a para que, posteriormente, possam assisti-la e transcrevê-la.

7ª etapa – Editando a entrevista
Terminada a entrevista, é hora de editá-la. Se a entrevista for feita por escrito (messenger, twitter ou email), o resultado será um texto corrido, publicado no site da escola. Para editá-la, peça que os alunos releiam as perguntas e respostas transcritas e organizem-nas do modo a tornar o texto claro e atraente. Se a entrevista for feita via skype, a classe pode, também, colocá-la no ar em vídeo. Para isso será necessário o uso de programas de editoração de imagens e legendas como o Windows Movie Maker.

Produto final
A entrevista editada, colocada no site da escola.

Avaliação
Avalie o produto final do projeto (vídeo, texto e transcrição), assim como todas as etapas da sequência didática. Leve em consideração se o aluno participou das tarefas propostas, se apresentou clareza na organização de textos escritos e se fez uso das expressões orais adequadas no contexto das entrevistas. Faça uma roda no final do trimestre para avaliar o que aprenderam, o que gostaram, o que não gostaram e discuta, com os alunos, possíveis melhoras no projeto. Anote as intervenções que foram necessárias na orientação da turma, para utilizá-las em próximos planejamentos.
Espanhol: 6º ano - produção de um programa de culinária
Bloco de Conteúdo
Língua oral
Língua Estrangeira
Introdução
Este é o segundo de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. As aulas são publicadas quinzenalmente. Confira a série completa ao lado.
Objetivos
Conhecer a cultura dos países de língua espanhola por meio da sua culinária;
Construir vocabulário relativo aos contextos escolhidos para pesquisa;

Conteúdos
Planejamento da escrita e estrutura de roteiros;
Vocabulário relativo à cultura (culinária);
Oralidade.

Ano
6º ano.

Tempo estimado
Dois semestres

Material necessário
Vídeo de um programa de culinária em português
Vídeo de um programa de culinária em espanhol
Vídeos publicitários em espanhol
Filmadora, câmera fotográfica que filme ou telefone celular com câmera de vídeo.

Desenvolvimento

1ª etapa - conhecendo programas de entrevista
Inicie a aula informando ao grupo que eles irão planejar, filmar e editar um programa de culinária para apresentá-lo em um restaurante mexicano, que será criado pelos alunos do 8º ano nas aulas de espanhol. Peça que imaginem que a produção será veiculada na TV do restaurante. Pergunte o que sabem sobre esse tipo de programa e faça uma lista das principais características no quadro.

Em seguida, proponha que a turma assista a um programa de culinária nacional e peça que o observem com base na lista que construíram. Deixe que a classe assista todo o episódio, sem interrupções, e depois o apresente novamente, parando nas partes que precisam ser observadas com mais atenção. Ao concluir a análise, faça um registro coletivo com a turma sobre as primeiras impressões a respeito desse gênero de produção.

2ª etapa - planejando a elaboração do programa
Retome o registro da última aula e divida os alunos em grupos. Peça que cada um escolha um país de língua espanhola, em que o programa deve se passar. Proponha que elaborem um plano de trabalho, prevendo perfil do apresentador, o auxiliar, o entrevistado, o entrevistador, o cozinheiro, os nomes hispânicos dos “atores” do programa, a estrutura da cozinha, a publicidade, o nome, o logotipo, a música, as piadas, a mascote, o prato típico do país escolhido e o que mais que os alunos quiserem para completar seus programas.

No final da aula, cada grupo deve entregar esse primeiro roteiro. Analise a proposta e devolva aos alunos na aula seguinte, com as observações necessárias. Solicite que façam uma pesquisa de um prato típico do país com o qual trabalharão e tragam na aula seguinte.

3ª etapa - conhecendo vocabulário dos programas de culinária em outra língua
Assista com o grupo a um programa de culinária narrado na língua espanhola para que iniciem o contato com o vocabulário típico deste universo. Peça que escutem e anotem as palavras em espanhol que não conhecem. Após assistirem ao programa, retome as anotações que fizeram e esclareça as dúvidas de vocabulário. Verifique se os alunos conseguiram compreender as informações.

Após essa etapa, ofereça ao grupo uma lista de vocabulário específico de culinária – nomes de ingredientes, utensílios de cozinha - para que consultem na hora de preparar o vídeo.

4ª etapa - conhecendo e preparando roteiros
Inicie a aula devolvendo ao grupo os primeiros roteiros que fizeram com comentários. Solicite que leiam e guardem. Apresente à classe um roteiro completo e analise-o com eles para que verifiquem os aspectos que precisam ser inseridos. Nele deve constar o que os alunos vão cozinhar, qual parte da receita ficará pronta previamente e o que será feito enquanto a filmagem acontece, o que será dito pela apresentadora ou apresentador, quais os utensílios que serão usados, o que a apresentadora fará enquanto o convidado cozinha etc.

Ofereça aos grupos um roteiro impresso para que possam consultar enquanto reveem os seus, assim terão um bom modelo para se apoiar. Garanta que todos tenham em mãos a listagem de palavras relativas ao universo da culinária. Ofereça também um texto com informações sobre os hábitos alimentares da população do país com o qual cada grupo estiver trabalhando para que possam ampliar seu repertório e aproximar a produção da cultura de cada país.

Por fim solicite que retomem seus roteiros de trabalho comentados pelo professor e partam agora para produção da versão final, consultando todo o material que tem em mãos.

5ª etapa - revisando roteiros
Eleja dois roteiros bem escritos, que tenham contemplado a maior quantidade possível dos aspectos previstos, e os analise junto com o grupo explicitando por que eles são bons roteiros. Solicite que os grupos anotem informações que os ajudem a revisar os seus após essa análise coletiva.

Garanta que todos os grupos revisem seus materiais nessa aula para que a filmagem possa ser realizada nas suas aulas seguintes. Caso não terminem, sugira que se reúnam fora do horário de aula.

6ª etapa - filmando os programas
Ao longo de duas semanas, os alunos estarão trabalhando na filmagem de seus programas. Para esse trabalho, podem usar câmeras fotográficas, filmadoras ou mesmo celular. Os grupos precisam montar um cenário, que pode ser a cozinha da casa um colega ou mesmo a cozinha da escola.

7ª etapa - vendo e revendo os programas
Todos os grupos apresentam os seus programas, que serão analisados e debatidos pela turma, a partir dos roteiros criados em sala de aula. Após essa avaliação, os grupos terão tempo para fazer os ajustes necessários em suas produções.

8ª etapa - apresentando o programa aos donos do Restaurante
Convide os alunos do 8º ano para assistir a todos os programas e juntos decidam quais as alterações que podem ser feitas antes de serem veiculados na TV do Restaurante Mexicano (projeto do 8º ano). Prepare um conjunto de critérios nos quais os alunos do 8º ano deverão baseara-se para avaliar os programas.

Produto final
Vídeo e roteiro do programa de vídeo por escrito contendo: nome, logotipo, apresentação, entrevista, publicidade e piadas em espanhol.

Avaliação
Avalie o produto final do projeto (vídeo e roteiro), em todas as etapas de construção: escrita de roteiro, reescrita, filmagem, edição e apresentação. Avalie cada etapa dando devolutivas com pontos a serem melhorados e finalmente passe a etapa de filmagem quando o roteiro esteja completo e possa servir de ajuda no trabalho dos alunos.