Espanhol - 7º Ano

Espanhol: 7º ano - produção de biografias
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Língua Estrangeira
Introdução
Este é o terceiro de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. As aulas são publicadas quinzenalmente. Confira a série completa ao lado.

Objetivos
Conhecer melhor sua família e sua própria historia;
Construir vocabulário relativo a parentesco em espanhol;

Conteúdos
Planejamento e escrita de uma biografia de um parente;
Construção de uma árvore genealógica.

Ano
7º ano

Tempo estimado
Um semestre

Material necessário
Biografias de pessoas conhecidas do mundo de língua espanhola;
Uma árvore genealógica para usar como modelo;
Fotos e documentos antigos.

Desenvolvimento

1ª etapa - Apresentando o projeto
Comece a aula perguntando aos alunos: quem é o mais idoso na sua família? O que você sabe sobre ele? Deixe que a turma responda e peça que prestem atenção na estrutura de suas famílias. Quantos tios têm? E quantos primos? O que sabem sobre eles. E os avós, como são?

Divida os alunos em duplas e proponha que conversem sobre seus familiares e tentem montar uma primeira versão da árvore genealógica, coloquem no papel os nomes de pais, tios, primos, avós, e percebam quais informações faltam. Circule entre os alunos para identificar o quanto conhecem ou não sobre a história da família.

Após essa conversa, informe a eles que, nas próximas aulas, irão montar a árvore genealógica de suas famílias e escrever a biografia de uma das pessoas que mais admiram usando a língua espanhola. Enfatize que, com essas atividades, os estudantes vão aprender o vocabulário relativo a parentesco, e poderão, também, conhecer um pouco sobre as histórias de suas famílias e dos seus colegas.

Em seguida, apresente uma árvore genealógica em espanhol à classe, como modelo. Peça que a analisem e elenquem as etapas envolvidas na produção de uma árvore como essa. Liste as etapas num papel pardo que deverá ficar afixado na classe para que juntos possam cumprir cada uma das etapas do projeto.

2ª etapa - Conhecendo a genealogia
Reapresente ao grupo a árvore genealógica com textos em espanhol sobre os familiares. Faça uma análise da estrutura dela, mostrando aos alunos as relações parentais. Em seguida, entregue à turma cópias da árvore e peça que, em duplas, sublinhem as palavras que indicam as relações familiares (pai / mãe / irmão e irmã / filho e filha / avô e avó em espanhol).

Entregue às duplas árvores em branco e solicite que completem com as informações de suas famílias, utilizando as palavras que destacaram no modelo. Explique que ela será usada como rascunho, para depois produzir o trabalho final.

Sugira que escrevam na árvore as profissões, nome completo, local e data de nascimento dos familiares e alguma característica particular de cada um (boa cozinheira, bom amigo, torcedor do Santos, engraçado etc.). Proponha, também, uma pesquisa sobre as histórias da família e diga para os alunos conversarem com seus pais, avós ou tios.

Terminada a atividade, peça que preparem a versão final da árvore em casa, para apresentar na semana seguinte. Defina a forma de apresentação (painel, cartolina, data show) e ressalte que é importante incluir dados e fotos da família.

3ª etapa - Aproximando-se das biografias
Leve para os alunos biografias em espanhol de pessoas conhecidas, leia-as em sala e faça uma análise da estrutura do texto com o grupo. Peça que prestem atenção nos títulos e nas informações contidas em cada parágrafo (nascimento, infância, escola, vida profissional, família, etc.). Após o exercício faça uma lista com a moçada de quais são os aspectos que costumam aparecer numa biografia.

Em seguida, faça o exercício contrário. Escolha um personagem, apresenta informações sobre a vida dele para os alunos, e peça que escrevam uma pequena biografia, colocando as informações em parágrafos, em ordem cronológica.

Peça que, para a aula seguinte, cada aluno escolha um familiar para fazer uma biografia e traga informações sobre ele anotadas.

4ª etapa - Planejando a biografia dos familiares
Proponha que a turma construa, coletivamente, em espanhol, uma biografia de um personagem conhecido, que servirá de modelo para as produções individuais. Vá anotando no quadro o passo a passo da atividade e elencando as principais informações que devem ser colocadas.

Em seguida, peça que cada aluno faça um planejamento da sua escrita. A partir dele, a turma poderá checar quais informações ainda faltam, que devem ser procuradas em casa.

5ª etapa - Produzindo as biografias
Tendo em mãos informações e o planejamento do texto os alunos devem iniciar a produção de suas biografias. Sem dúvida muitas palavras em português ainda aparecerão e talvez a estrutura também ainda tenha problemas.

Peça que entreguem a primeira versão, corrija-a e devolva aos alunos, para a rescrita.
É importante preparar atividades para trabalhar com a estrutura lingüística das biografias – pronomes, marcadores de tempo, adjetivos, verbos em tempo passado entre outros – para ajudar os alunos a qualificarem seus textos.

6ª etapa - Revisando as biografias
Escolha trechos de biografias dos alunos que representem os problemas que o grupo tem. Esses trechos podem ser colocados em transparências se a escola tiver retro-projetor, ser projetados em data-show ou ser copiado no quadro sempre da forma como o aluno escreveu. Faça uma análise com o grupo de como aqueles trechos podem ser melhorados. Após essa etapa, cada aluno deve retomar seus textos e revisá-los. Por fim recolha as produções finais, leia-as e dê retorno por escrito.

7ª etapa - Publicando
Proponha que os alunos façam molduras para os textos e convidem os familiares para entregar as arvores genealógicas e as biografias. O dia dos pais, dia das mães e / ou avós pode ser uma boa opção.

Produto final
Arvore genealógica (tamanho sugerido folha A3) e biografia em espanhol do parente homenageado, que serão dadas de presente à família.

Avaliação
Avalie as etapas de construção da arvore genealógica, a quantidade de dados de cada familiar, as fotos conseguidas e sua apresentação. É importante considerar que é mais difícil conseguir informações sobre parentes mais distantes. Avalie a escrita da biografia, observando a qualidade das pesquisas, a estrutura do texto e o uso dos marcadores temporais em espanhol.

Produção de jogos de tabuleiro em espanhol
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Língua Estrangeira
Introdução
Este é o quarto de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. As aulas são publicadas quinzenalmente. Confira a série completa ao lado.
Objetivos
Ler instruções e regras de jogos em espanhol;
Jogar jogos em espanhol, seguindo as regras apresentadas;
Escrever regras de jogos em espanhol

Conteúdos
Textos instrucionais em espanhol
Verbos no imperativo

Ano
7º ano

Tempo estimado
Um semestre

Material necessário
Jogos em espanhol (jogos de tabuleiro, jogos on line) com suas regras.
Mapa mundi, revistas, livros, atlas de América latina.
Computadores com acesso a Internet.

Desenvolvimento

1ª etapa - Conhecendo o projeto
Leve um mapa mundi para a aula, a fim que de os alunos relembrem quais são os países da América Latina. Após a identificação, peça que a turma comente o que sabem sobre o universo cultural de cada um desses países.

Explique aos estudantes que, nas próximas aulas, criar jogos de tabuleiro em espanhol, com perguntas e respostas sobre a cultura de países da América Latina. Os jogos serão apresentados a outros colegas da escola.

Como ponto de partida, entregue à turma uma listagem com perguntas relativas à cultura de alguns países latino-americanos para que tentem responde-las em grupo. Explique que as questões que ficarem sem respostas serão estudadas no decorrer das aulas.

Em seguida, solicite que os alunos façam um levantamento dos jogos de perguntas e respostas que tem em casa e daqueles que gostariam de ter, para que possam ser usados como referência no projeto. Peça que a moçada traga os jogos que encontrar na aula seguinte e algumas referências escritas sobre os que não tiverem em mãos.

2ª etapa - Conhecendo a cultura da América Latina
Peça que os alunos se dividam em grupos e explique que cada um vai usar como referência para o trabalho um país latino-americano. Proponha que os grupos sugiram os países que mais lhes interessam e, caso dois escolham o mesmo, faça um sorteio.

Em seguida, peça que os grupos escolham quais aspectos do país que elegeram são mais interessantes para colocar na lista de perguntas do jogo. A localização, a língua falada, o histórico, as comidas, as músicas, o folclore, os principais esportes etc.

Após definirem os principais temas, convide a turma a uma visita à biblioteca da escola – ou à sala de informática – para começarem as pesquisas. (caso a escola não tenha esses espaços, a pesquisa pode ser feita em casa e apresentada na aula seguinte). Selecione previamente revistas, livros e sites de preferência escritos em espanhol, para facilitar o trabalho. Trechos de alguns filmes ou documentários também podem ser apresentados à turma. Desta forma os alunos terão acesso a fontes diversas.

Acompanhe as pesquisas realizadas pela turma e ajude a ampliar o vocabulário relativo aos aspectos culturais dos países escolhidos. Para tanto, circule entre os grupos tirando dúvidas e complementando as explicações encontradas nos livros e na internet. Observe o que os alunos estão lendo, faça perguntas sobre o conteúdo. Por exemplo, se um aluno estiver lendo sobre o folclore mexicano, pergunte se ele entendeu cada termo, se sabe o que significam aquelas danças. Se eles estão buscando informações sobre comidas típicas, pergunte se conhecem os ingredientes, se entenderam como são preparados. A partir daí, os alunos vão, de fato, ampliar seu repertório vocabular.

Ao final, peça que os alunos preparem uma lista com as perguntas e respostas que gostariam de utilizar no jogo.

3ª etapa - Analisando os textos instrucionais utilizados nas regras dos jogos
Leve para a sala de aula alguns jogos em espanhol e peça que os alunos apresentem as referências que trouxerem de casa. Em seguida, proponha uma análise coletiva da estrutura linguística e discursiva das regras dos jogos em português. Diga aos alunos para observar como as frases são escritas, o tempo verbal, o vocabulário etc.

Proponha, então, a mesma análise para regras de jogos em espanhol. Selecione um jogo como modelo e projete as explicações sobre ele na sala de aula – em slides ou transparências – ou distribua cópias do texto para os alunos. Divida a classe em duplas e peça que respondam:

- Em quantas partes as regras dos jogos são divididas? O que significa cada uma delas? Objetivos, material, como jogar etc.
- Em que tempo e modo estão os verbos?
- Quais as características comuns às frases usadas nas regras? Elas são curtas ou longas? São diretas ou indiretas? Qual o objetivo desse gênero de texto?
- Quais as palavras em espanhol usadas nos comandos?

Explique que as respostas serão usadas como material de apoio nas próximas etapas.

4ª etapa - Escrevendo as regras dos jogos
Peça que os alunos retomem os grupos escolhidos na segunda etapa. Em seguida, diga para cada grupo definir um modelo de jogo para usar como referência. Lembre-se que, neste momento, os grupos devem ter em mãos os resultados da pesquisa e as anotações da aula anterior.

Explique à turma que essa etapa será dedicada à criação das regras dos jogos. Peça que eles conversem com os grupos sobre como serão seus trabalhos, lembrando que devem relacioná-los com os países escolhidos. Deixe que os alunos usem a imaginação.

Comece, então, o trabalho de escrita com a turma. Faça um levantamento com os alunos no quadro dos tempos verbais que devem ser usados, das estruturas gramaticais, das palavras de comando.

Em seguida, peça que eles comecem a escrever as regras de seus jogos. Entregue à moçada o roteiro abaixo e acompanhe os trabalhos dos grupos, discutindo as melhores maneiras de construir cada frase, o vocabulário a ser usado etc.

Passo a passo para a elaboração das regras do jogo:
1- definir o objetivo
2- estipular quantos jogadores participam da brincadeira
3- decidir quais e quantos materiais farão parte do jogo
4- deixar claro como será a contagem de pontos
5- estipular os critérios para a escolha do vencedor

Aproveite o tempo da aula para orientar a turma. Releia os textos com os alunos, proponha ajustes, peça que revisem o que escreveram, releia novamente. Ao final da atividade, recolha os textos e corrija-os para que, na aula seguinte, os alunos preparem a versão final.

5ª etapa - Produzindo os jogos
Peça que os alunos se reúnam nos grupos e devolva o trabalho corrigido. Proponha que os estudantes leiam as observações e produzam a versão final das regras, fazendo os ajustes necessários. Neste momento, é importante que eles tenham em mãos um dicionário, as anotações das aulas anteriores e as regras usadas como modelo.

Depois da reescrita, é hora de produzir os jogos propriamente ditos. Fica a critério de cada professor encaminhar esse trabalho para ser feito em casa ou na classe. Oriente os grupos para que preparem os jogos usando cartolina, papéis coloridos, recortes de jornal ou revista, tampinhas de garrafa etc. A ideia é que a turma aproveite os materiais que tem disponíveis em casa ou na escola para a criação de tabuleiro, fichas de perguntas, dados etc.

6ª Etapa - Jogando os jogos
Na última etapa, proponha que os alunos tragam seus jogos para a sala e joguem com os colegas dos outros grupos. Nesse momento, é importante que prestem atenção nas falhas na escrita e na clareza das perguntas e respostas para que possam revisá-las.

Após todos os jogos serem revisados, proponha que os alunos convidem pessoas de outras séries para jogar. A atividade pode ser realizada no intervalo das aulas, ou mesmo durante as aulas, desde que seja acordado com o professor da outra série.

Ao final da atividade, recolha os trabalhos para ler, analisar e eleger quais os aspectos que precisam ser trabalhados em atividades de gramática e ainda em uma aula de revisão.

Produto final
Jogo de tabuleiro temático sobre a América Latina, com perguntas e respostas para jogar com os alunos de outras turmas.

Avaliação
Certifique-se de que os alunos conseguiram entender os textos instrucionais contidos nas regras dos jogos em espanhol e aprenderam a escrever usando corretamente os verbos no imperativo e as palavras de comando. Promova, também, uma avaliação coletiva da atividade, debatendo as seguintes perguntas:

- As regras foram claras ou precisaram explicações extras no momento de jogar?
- A criação do jogo foi tranquila?
- O jogo ficou interessante e divertido?
- Os demais colegas gostaram de jogar?
- Ao final, o que aprenderam sobre os países latinos?