Espanhol: 9º ano - Elaboração de críticas de filmes
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Língua escrita
Conteúdo
Produção de textos
Produção de textos
Língua Estrangeira
Introdução
Este é o sétimo de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. Confira, ao lado, a série completa.
Objetivos
Conhecer aspectos da cultura dos países de língua espanhola por meio da sua produção cinematográfica; planejar e organizar uma seção de cinema na escola.
Conteúdos
Vocabulário relativo a produções cinematográficas;
Estruturas linguísticas usadas para expressar opiniões.
Ano
9º ano
Tempo estimado
Um semestre
Material necessário
Filmes em espanhol com legendas em espanhol; televisão e aparelho de DVD; críticas de filmes em espanhol.
Desenvolvimento
1ª etapa - Apresentando o projeto
Explique aos alunos que, nas próximas aulas, eles vão assistir filmes em espanhol e aprenderão a escrever resenhas críticas. O objetivo da atividade é ampliar o conhecimento da turma sobre aspectos culturais de países de língua espanhola, treinar a compreensão de textos orais e desenvolver a escrita por meio da produção das resenhas.
2ª etapa – Contextualizando as decisões
Para escolher os filmes, opte por uma das alternativas abaixo:
Opção 1: Faça uma seleção prévia de filmes, levando em consideração os interesses dos alunos. Apresente uma lista de opções para que a turma escolha.
Opção 2: Converse com os professores de outras disciplinas e proponha que realizem a atividade em conjunto. Para tanto, vocês devem escolher filmes em língua espanhola que tratem de temas que estão sendo discutidos em História ou Geografia, por exemplo.
Opção 3: Eleja os filmes que considerar adequados ou mesmo aqueles que tenha acesso, sem necessariamente discutir essa escolha com seus alunos.
3ª etapa – Apurando o olhar
Para iniciar o processo de construção das resenhas, pergunte aos alunos quais critérios eles levam em consideração na hora de avaliar um filme. Faça uma lista com a turma no quadro ou em um papel craft que possa ser fixado na parede da sala.
Em seguida, entregue aos alunos algumas críticas de filmes conhecidos em espanhol (veja sugestões ao final deste plano) e analise-as com a classe. Procure apontar os aspectos que foram levados em consideração pelo autor da resenha. Anote as sugestões da turma no quadro e compare-as com as primeiras observações que eles haviam feito, antes da leitura. O objetivo da atividade é ampliar o olhar do grupo sobre as produções cinematográficas.
Faça um levantamento do vocabulário em espanhol usado nas críticas de filmes. Observe com a turma os adjetivos que aparecem no texto e as expressões próprias do universo lexical do cinema: roteiro, iluminação, sonoplastia entre outros.
4ª etapa – Assistindo filmes... aprendendo a criticar
Para essa atividade, assista previamente ao trailer do filme escolhido e transcreva as falas. Retire algumas palavras e expressões do texto e prepare cópias dele para os alunos.
Comece a aula trabalhando o trailer com a classe. Apresente-o uma primeira vez para que a turma se familiarize com a história. (É importante que tanto o filme quanto as legendas estejam em espanhol para garantir uma melhor compreensão). Em seguida, entregue os textos à classe e exiba o trailer novamente, pedindo que a moçada complete as lacunas. Confira se eles entenderam todas as frases e esclareça as dúvidas.
Peça que os alunos digam o que entenderam da história. Pergunte, também, se gostaram e porque. Para responder, proponha que a turma retome os aspectos listados na sequencia anterior.
Em seguida, assista com eles o filme na íntegra. Antes de iniciar a projeção, retome as listas de aspectos importantes de uma obra cinematográfica e incentive que a turma tenha-as em mente para analisar a obra. Deixe que os alunos “mergulhem” no filme e possam observar os diversos aspectos intrínsecos a ele.
Se considerar mais apropriado, divida o filme em duas aulas. Outra opção é apresentar o filme parando em algumas partes pré-definidas e comentá-las. Essas decisões dependem da familiaridade que o grupo tem com a língua e do tempo de aula que o professor dispõe.
Terminado o filme, faça uma rodada de conversa com a turma. Peça que eles apresentem suas opiniões sobre a obra com base nos critérios determinados anteriormente.
5ª etapa – Planejando e escrevendo as críticas
Em seguida, proponha que se dividam em duplas e preparem a primeira versão da resenha crítica. Essa atividade servirá como diagnóstico para que você verifique o que a turma entendeu do filme, como organizaram as ideias na hora de produzir a resenha e como está o repertório linguístico e gramatical dos alunos.
Entregue a cada dupla uma ficha com as informações sobre o filme, os itens a serem considerados na crítica e algumas expressões e/ou palavras que os ajudem na escrita.
Explique que as duplas devem escrever a primeira versão da resenha crítica e entregá-la. Quando receber o material, dê um retorno por escrito aos alunos, apontando o que precisa ser ajustado. Durante o trabalho, pergunte ao grupo se gostariam ou precisariam rever alguma parte do filme para lembrar algo que querem comentar na crítica.
Devolva os textos com os comentários à turma e peça que preparem a segunda versão. Em seguida, proponha que as críticas revisadas sejam lidas aos colegas. Pode ser feita uma votação para escolher um texto que será fixado no mural ou publicado no site da escola. O mesmo processo pode ser feito com os outros filmes.
6ª etapa – Socializando aprendizagem
Para concluir o trabalho, sugira que os alunos promovam uma sessão de cinema na escola, seguida de uma roda de conversa sobre a obra. Cabe ao grupo decidir, junto com o professor, qual será o público envolvido na atividade, selecionar os filmes – levando em consideração a censura, o tamanho, o estilo e a possibilidade de ampliação do repertório cultural da comunidade escolar – e organizar o debate. Lembre a turma de ter em mãos os critérios de avaliação levantados nas aulas para poder analisar as obras com consistência.
É importante que os filmes sejam em espanhol, mesmo que as legendas estejam em português. Sugira que os alunos tentem conduzir a discussão em espanhol, mesmo que os outros colegas respondam e coloquem suas opiniões em português.
Avaliação
Aproveite a exibição do trailer para fazer um diagnostico inicial da turma. Verifique como está a compreensão do grupo sobre a função de uma crítica cinematográfica, sua estrutura e importância. Use a produção das resenhas para avaliar as condições dos alunos para emitir opinião e criticar (oralmente e por escrito). Ao final da atividade, certifique-se que conseguiram ampliar o repertório linguístico e a gama de estruturas gramaticais que utilizam.
Este é o sétimo de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. Confira, ao lado, a série completa.
Objetivos
Conhecer aspectos da cultura dos países de língua espanhola por meio da sua produção cinematográfica; planejar e organizar uma seção de cinema na escola.
Conteúdos
Vocabulário relativo a produções cinematográficas;
Estruturas linguísticas usadas para expressar opiniões.
Ano
9º ano
Tempo estimado
Um semestre
Material necessário
Filmes em espanhol com legendas em espanhol; televisão e aparelho de DVD; críticas de filmes em espanhol.
Desenvolvimento
1ª etapa - Apresentando o projeto
Explique aos alunos que, nas próximas aulas, eles vão assistir filmes em espanhol e aprenderão a escrever resenhas críticas. O objetivo da atividade é ampliar o conhecimento da turma sobre aspectos culturais de países de língua espanhola, treinar a compreensão de textos orais e desenvolver a escrita por meio da produção das resenhas.
2ª etapa – Contextualizando as decisões
Para escolher os filmes, opte por uma das alternativas abaixo:
Opção 1: Faça uma seleção prévia de filmes, levando em consideração os interesses dos alunos. Apresente uma lista de opções para que a turma escolha.
Opção 2: Converse com os professores de outras disciplinas e proponha que realizem a atividade em conjunto. Para tanto, vocês devem escolher filmes em língua espanhola que tratem de temas que estão sendo discutidos em História ou Geografia, por exemplo.
Opção 3: Eleja os filmes que considerar adequados ou mesmo aqueles que tenha acesso, sem necessariamente discutir essa escolha com seus alunos.
3ª etapa – Apurando o olhar
Para iniciar o processo de construção das resenhas, pergunte aos alunos quais critérios eles levam em consideração na hora de avaliar um filme. Faça uma lista com a turma no quadro ou em um papel craft que possa ser fixado na parede da sala.
Em seguida, entregue aos alunos algumas críticas de filmes conhecidos em espanhol (veja sugestões ao final deste plano) e analise-as com a classe. Procure apontar os aspectos que foram levados em consideração pelo autor da resenha. Anote as sugestões da turma no quadro e compare-as com as primeiras observações que eles haviam feito, antes da leitura. O objetivo da atividade é ampliar o olhar do grupo sobre as produções cinematográficas.
Faça um levantamento do vocabulário em espanhol usado nas críticas de filmes. Observe com a turma os adjetivos que aparecem no texto e as expressões próprias do universo lexical do cinema: roteiro, iluminação, sonoplastia entre outros.
4ª etapa – Assistindo filmes... aprendendo a criticar
Para essa atividade, assista previamente ao trailer do filme escolhido e transcreva as falas. Retire algumas palavras e expressões do texto e prepare cópias dele para os alunos.
Comece a aula trabalhando o trailer com a classe. Apresente-o uma primeira vez para que a turma se familiarize com a história. (É importante que tanto o filme quanto as legendas estejam em espanhol para garantir uma melhor compreensão). Em seguida, entregue os textos à classe e exiba o trailer novamente, pedindo que a moçada complete as lacunas. Confira se eles entenderam todas as frases e esclareça as dúvidas.
Peça que os alunos digam o que entenderam da história. Pergunte, também, se gostaram e porque. Para responder, proponha que a turma retome os aspectos listados na sequencia anterior.
Em seguida, assista com eles o filme na íntegra. Antes de iniciar a projeção, retome as listas de aspectos importantes de uma obra cinematográfica e incentive que a turma tenha-as em mente para analisar a obra. Deixe que os alunos “mergulhem” no filme e possam observar os diversos aspectos intrínsecos a ele.
Se considerar mais apropriado, divida o filme em duas aulas. Outra opção é apresentar o filme parando em algumas partes pré-definidas e comentá-las. Essas decisões dependem da familiaridade que o grupo tem com a língua e do tempo de aula que o professor dispõe.
Terminado o filme, faça uma rodada de conversa com a turma. Peça que eles apresentem suas opiniões sobre a obra com base nos critérios determinados anteriormente.
5ª etapa – Planejando e escrevendo as críticas
Em seguida, proponha que se dividam em duplas e preparem a primeira versão da resenha crítica. Essa atividade servirá como diagnóstico para que você verifique o que a turma entendeu do filme, como organizaram as ideias na hora de produzir a resenha e como está o repertório linguístico e gramatical dos alunos.
Entregue a cada dupla uma ficha com as informações sobre o filme, os itens a serem considerados na crítica e algumas expressões e/ou palavras que os ajudem na escrita.
Explique que as duplas devem escrever a primeira versão da resenha crítica e entregá-la. Quando receber o material, dê um retorno por escrito aos alunos, apontando o que precisa ser ajustado. Durante o trabalho, pergunte ao grupo se gostariam ou precisariam rever alguma parte do filme para lembrar algo que querem comentar na crítica.
Devolva os textos com os comentários à turma e peça que preparem a segunda versão. Em seguida, proponha que as críticas revisadas sejam lidas aos colegas. Pode ser feita uma votação para escolher um texto que será fixado no mural ou publicado no site da escola. O mesmo processo pode ser feito com os outros filmes.
6ª etapa – Socializando aprendizagem
Para concluir o trabalho, sugira que os alunos promovam uma sessão de cinema na escola, seguida de uma roda de conversa sobre a obra. Cabe ao grupo decidir, junto com o professor, qual será o público envolvido na atividade, selecionar os filmes – levando em consideração a censura, o tamanho, o estilo e a possibilidade de ampliação do repertório cultural da comunidade escolar – e organizar o debate. Lembre a turma de ter em mãos os critérios de avaliação levantados nas aulas para poder analisar as obras com consistência.
É importante que os filmes sejam em espanhol, mesmo que as legendas estejam em português. Sugira que os alunos tentem conduzir a discussão em espanhol, mesmo que os outros colegas respondam e coloquem suas opiniões em português.
Avaliação
Aproveite a exibição do trailer para fazer um diagnostico inicial da turma. Verifique como está a compreensão do grupo sobre a função de uma crítica cinematográfica, sua estrutura e importância. Use a produção das resenhas para avaliar as condições dos alunos para emitir opinião e criticar (oralmente e por escrito). Ao final da atividade, certifique-se que conseguiram ampliar o repertório linguístico e a gama de estruturas gramaticais que utilizam.
Espanhol: 9º ano - Criação de uma novela mexicana
Bloco de Conteúdo
Língua oral
Língua oral
Conteúdo
Compreensão e Produção oral
Compreensão e Produção oral
Língua Estrangeira
Introdução
Este é o último de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. Confira, ao lado, a série completa.
Objetivos
Discutir as relações sociais estabelecidas na sala de aula;
Discutir os conflitos com os adolescentes.
Este é o último de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. Confira, ao lado, a série completa.
Objetivos
Discutir as relações sociais estabelecidas na sala de aula;
Discutir os conflitos com os adolescentes.
Conteúdos
Leitura e produção de texto; expressões idiomáticas; expressões temporais.
Leitura e produção de texto; expressões idiomáticas; expressões temporais.
Ano
9º ano
Tempo estimado
Um semestre
Material necessário
Seriados em espanhol;
TV e DVD;
Filmadora ou celular com câmera.
Desenvolvimento
1ª etapa – Apresentação do projeto
Comece a aula discutindo com a turma sobre as relações sociais e a formação de grupos dentro da classe. Em seguida, explique aos alunos que, nas próximas aulas, eles vão produzir uma novela mexicana com base em conflitos comuns em seu dia a dia. Se achar necessário, converse com o orientador da escola para realizar um levantamento prévio das principais questões de relacionamento que podem ser abordadas.
Apresente à classe cenas de filmes ou episódios de seriados mexicanos que contemplem os temas que serão trabalhados. Com base nessas cenas, o trabalho será iniciado. A ideia é que os alunos observem as cenas, se posicionem sobre o que veem e comecem a pensar em temas que gostariam de aprofundar na novela.
Explique à turma que o trabalho deve ser produzido em espanhol e defina conjuntamente como e quando será apresentado. O vídeo pode ser postado no site da escola, pode ser organizada uma apresentação no recreio, na reunião de pais etc.
2ª etapa -Analise de novelas mexicanas
Proponha que os alunos analisem esse tipo de novela. Explique quais características a turma deve prestar atenção. Quais as marcas de linguagem importantes, que eles precisam aprender para usar em suas produções? Quais as características dos personagens que devem chamar a atenção?
9º ano
Tempo estimado
Um semestre
Material necessário
Seriados em espanhol;
TV e DVD;
Filmadora ou celular com câmera.
Desenvolvimento
1ª etapa – Apresentação do projeto
Comece a aula discutindo com a turma sobre as relações sociais e a formação de grupos dentro da classe. Em seguida, explique aos alunos que, nas próximas aulas, eles vão produzir uma novela mexicana com base em conflitos comuns em seu dia a dia. Se achar necessário, converse com o orientador da escola para realizar um levantamento prévio das principais questões de relacionamento que podem ser abordadas.
Apresente à classe cenas de filmes ou episódios de seriados mexicanos que contemplem os temas que serão trabalhados. Com base nessas cenas, o trabalho será iniciado. A ideia é que os alunos observem as cenas, se posicionem sobre o que veem e comecem a pensar em temas que gostariam de aprofundar na novela.
Explique à turma que o trabalho deve ser produzido em espanhol e defina conjuntamente como e quando será apresentado. O vídeo pode ser postado no site da escola, pode ser organizada uma apresentação no recreio, na reunião de pais etc.
2ª etapa -Analise de novelas mexicanas
Proponha que os alunos analisem esse tipo de novela. Explique quais características a turma deve prestar atenção. Quais as marcas de linguagem importantes, que eles precisam aprender para usar em suas produções? Quais as características dos personagens que devem chamar a atenção?
Assista com os alunos alguns capítulos ou trechos de novelas mexicanas para analisar suas principais características: apresentação, estrutura, tipo de música, personagens, vestuários, cenários, tipo de linguagem, forma de filmar e de contar a historia. É uma boa oportunidade para comparar estas novelas com as brasileiras, ressaltando as diferencias, que deverão estar presentes nas produções feitas pelos alunos.
3ª etapa – Definição de temas e histórias
Nesta etapa, é hora de fazer um levantamento detalhado com a turma sobre quais as temáticas que gostariam de trabalhar. O professor pode apresentar uma lista inicial e solicitar que elejam algumas ou criar a lista toda com a moçada. Alguns temas que podem ser trabalhados são: preconceito estético relacionado com peso, cor, estilo, as diferenças ideológicas, disputas por namorados e namoradas, moda, sexualidade.
Eleitas as temáticas, peça que os alunos se organizem em grupos. Ofereça um trecho de uma história em espanhol e solicite que, com base nela, cada grupo pense em como seria a continuação. Os grupos devem colocar suas ideias por escrito, em espanhol. Ao final dessa etapa, a turma terá várias opções de história. É hora, então, de analisar as propostas e começar a pensar na história – a turma pode escolher a melhor proposta ou preparar uma nova versão, com as melhores ideias de cada grupo.
4ª etapa – Análise de roteiros
Nessa etapa os alunos irão aprender a trabalhar com roteiros. Para isso, entregue a eles alguns modelos e analise em classe. A ideia é que percebam os aspectos que são contemplados neles: marcações de cena, falas dos personagens, posicionamentos de câmera etc.
Terminada a análise, apresente aos alunos um seriado mexicano (falado em espanhol) e peça que a turma escreva um roteiro com base nele, descrevendo as cenas que assistiram.
5ª etapa – Produção do roteiro
Com base nas discussões anteriores, construa com a turma a primeira parte do roteiro da novela mexicana que pretendem encenar. Proponha que os alunos definam os personagens principais: como serão, quais as características físicas e psicologias de cada um, quais as relações entre eles. Peça, também, que descrevam a primeira cena em detalhes: como será a apresentação, quais ações estarão acontecendo, as falas etc. Todo o texto deve ser escrito em espanhol.
Em seguida, peça que escrevam um planejamento em tópicos, colocando quais serão as demais cenas. Proponha que os alunos se dividam em pequenos grupos, dividam as cenas e cada um escreva uma parte do roteiro.
6ª etapa – Desdobramento do o roteiro
Dedique uma etapa para a produção dos roteiros. Cada grupo deve definir o local em que as cenas vão acontecer, quem são os personagens que participam e como será a ação. Para ajudar a turma na atividade, entregue a eles uma lista de palavras e expressões em espanhol comuns às situações que estão trabalhando.
7ª etapa – Finalização do roteiro
Considerando que a história está sendo escrita a muitas mãos, ao final, é necessário que os alunos leiam os textos e produzam uma versão única. Um integrante de cada grupo pode ser escolhido para participar desta etapa. A ideia é fazer uma leitura crítica do material, observar se a história faz sentido, se estão conseguindo passar as mensagens, e quais ajustes devem ser feitos no texto para que o roteiro fique bem encadeado, sem mudanças bruscas de uma cena para a outra.
Quando a turma terminar, recolha o roteiro, leia-o e apresente as correções necessárias. Peça que a turma faça os ajustes para começar as filmagens na etapa seguinte.
8ª etapa – Filmando
Com roteiro em mãos, proponha que os alunos dividam os personagens, preparem a caracterização necessária e faça alguns ensaios. É importante que a turma preste atenção nas falas e na interpretação.
Em seguida, é hora de filmar a primeira versão da novela. Acompanhe a turma durante a filmagem e, depois, assista o vídeo com eles, apontando os pontos positivos e o que pode ser melhorado. Observe se os alunos usam a linguagem em espanhol de forma adequada, se foram fiéis ao roteiro e se as imagens ajudam a compreender a história. Dê um retorno para a turma e estabeleça um tempo para que filmem novamente as cenas com problemas.
Assista a versão final com a turma e combine como será a exibição para o público.
Avaliação
Avalie cada etapa do projeto, desde a concepção da ideia, a escrita do roteiro e suas revisões, até a produção final. Analise o vídeo, considerando a utilização da língua espanhola nas diferentes situações. Observe, também, se o roteiro foi seguido e se conseguiram passar a mensagem desejada.
Nesta etapa, é hora de fazer um levantamento detalhado com a turma sobre quais as temáticas que gostariam de trabalhar. O professor pode apresentar uma lista inicial e solicitar que elejam algumas ou criar a lista toda com a moçada. Alguns temas que podem ser trabalhados são: preconceito estético relacionado com peso, cor, estilo, as diferenças ideológicas, disputas por namorados e namoradas, moda, sexualidade.
Eleitas as temáticas, peça que os alunos se organizem em grupos. Ofereça um trecho de uma história em espanhol e solicite que, com base nela, cada grupo pense em como seria a continuação. Os grupos devem colocar suas ideias por escrito, em espanhol. Ao final dessa etapa, a turma terá várias opções de história. É hora, então, de analisar as propostas e começar a pensar na história – a turma pode escolher a melhor proposta ou preparar uma nova versão, com as melhores ideias de cada grupo.
4ª etapa – Análise de roteiros
Nessa etapa os alunos irão aprender a trabalhar com roteiros. Para isso, entregue a eles alguns modelos e analise em classe. A ideia é que percebam os aspectos que são contemplados neles: marcações de cena, falas dos personagens, posicionamentos de câmera etc.
Terminada a análise, apresente aos alunos um seriado mexicano (falado em espanhol) e peça que a turma escreva um roteiro com base nele, descrevendo as cenas que assistiram.
5ª etapa – Produção do roteiro
Com base nas discussões anteriores, construa com a turma a primeira parte do roteiro da novela mexicana que pretendem encenar. Proponha que os alunos definam os personagens principais: como serão, quais as características físicas e psicologias de cada um, quais as relações entre eles. Peça, também, que descrevam a primeira cena em detalhes: como será a apresentação, quais ações estarão acontecendo, as falas etc. Todo o texto deve ser escrito em espanhol.
Em seguida, peça que escrevam um planejamento em tópicos, colocando quais serão as demais cenas. Proponha que os alunos se dividam em pequenos grupos, dividam as cenas e cada um escreva uma parte do roteiro.
6ª etapa – Desdobramento do o roteiro
Dedique uma etapa para a produção dos roteiros. Cada grupo deve definir o local em que as cenas vão acontecer, quem são os personagens que participam e como será a ação. Para ajudar a turma na atividade, entregue a eles uma lista de palavras e expressões em espanhol comuns às situações que estão trabalhando.
7ª etapa – Finalização do roteiro
Considerando que a história está sendo escrita a muitas mãos, ao final, é necessário que os alunos leiam os textos e produzam uma versão única. Um integrante de cada grupo pode ser escolhido para participar desta etapa. A ideia é fazer uma leitura crítica do material, observar se a história faz sentido, se estão conseguindo passar as mensagens, e quais ajustes devem ser feitos no texto para que o roteiro fique bem encadeado, sem mudanças bruscas de uma cena para a outra.
Quando a turma terminar, recolha o roteiro, leia-o e apresente as correções necessárias. Peça que a turma faça os ajustes para começar as filmagens na etapa seguinte.
8ª etapa – Filmando
Com roteiro em mãos, proponha que os alunos dividam os personagens, preparem a caracterização necessária e faça alguns ensaios. É importante que a turma preste atenção nas falas e na interpretação.
Em seguida, é hora de filmar a primeira versão da novela. Acompanhe a turma durante a filmagem e, depois, assista o vídeo com eles, apontando os pontos positivos e o que pode ser melhorado. Observe se os alunos usam a linguagem em espanhol de forma adequada, se foram fiéis ao roteiro e se as imagens ajudam a compreender a história. Dê um retorno para a turma e estabeleça um tempo para que filmem novamente as cenas com problemas.
Assista a versão final com a turma e combine como será a exibição para o público.
Avaliação
Avalie cada etapa do projeto, desde a concepção da ideia, a escrita do roteiro e suas revisões, até a produção final. Analise o vídeo, considerando a utilização da língua espanhola nas diferentes situações. Observe, também, se o roteiro foi seguido e se conseguiram passar a mensagem desejada.